Você tem mais de 18 anos?

Para visitar o site da Vinícola Regalin, você precisa ter a idade legal mínima para consumir bebidas alcoólicas.

A história da Regalin

Uma narrativa mitológica livre

Ilustração Zeus

Zeus…

…o deus dos deuses da mitologia grega, era bem conhecido por seus casos extraconjugais com outras ninfas (Ah, se fosse hoje…).

Ilustração Sêmele

Sêmele…

…uma simples mortal, caiu na conversa da divindade e engravidou. Morreu fulminada quando soube que Zeus era o deus supremo do Olimpo (imagine o choque).

Ilustração Hera

O fruto…

…desse affair foi salvo. Zeus colocou o pequeno, que chamou de Dionísio, em sua coxa, terminando a gestação (coisas assim só aconteciam no Olimpo).

Escondeu o bebê de Hera, sua ciumenta mulher. Ele cresceu e virou o deus do vinho, já que a bebida era um importante símbolo de festividade e fartura. Hera, desconfiada da paternidade, começa a perseguir o rapaz por todo o Olimpo.

Ilustração Baco

Ele…

…que de bobo não tinha nada, refugiou-se na ancestral Roma. Aprendeu a falar latim. Trocou de nome e passou a chamar-se Baco!

Por sua deidade e grande conhecimento em cultivo de videiras e preparo dos bons e embriagantes vinhos, foi um dos deuses mais adorado nas festas romanas, os comentados “Bacanais”. Acredita-se que o espírito do deus Baco está escondido dentro de cada garrafa de vinho.

Ilustração Espírito de Baco

Reza a lenda…

…que o espírito do deus Baco está escondido dentro de cada garrafa de vinho.

Reza outra lenda que, no norte da Itália, em 1875, um antepassado dos Regalin, abriu uma dessas garrafas e, libertou o Baco. Daí surgiu o gosto da Família Regalin, pela vitivinicultura, que influenciou o cultivo da fruta ligada às festas e à fartura.

Os Regalin…

…desembarcaram no Brasil em 1875, instalando- se na Serra Gaúcha, criando suas raízes no município de Farroupilha e, de forma totalmente braçal, constroem a primeira cantina, desde o assoalho até as pipas de armazenamento.

Depois de 10 anos, a família consegue produzir a bebida que foi utilizada, inicialmente, como moeda de troca. Mesmo passados 134 anos, Fernando Regalin e seu pai Flávio Regalin, continuam sendo influenciados pelas “dicas de Baco, o deus do vinho”, espírito da divindade greco-romana e pelo prazer em fabricar vinhos, espumantes e sucos. Com suas inovações transformam o melhor do cultivo da uva em boas bebidas. Logo ao provar, você pode comprovar que a receita de um bom vinho, vem de geração em geração.

Por Baco! Parece até que a receita veio mesmo das "dicas" do deus romano dos vinhedos.

Faixa Por Baco Ilustrações por Waner Biazus